quarta-feira, janeiro 05, 2011

Divida a limpeza com as crianças

A garotada pode e deve ajudar nas tarefas domésticas. Basta ensinar do jeito certo, de acordo com a faixa etária

fonte: MdeMulher
A participação das crianças nas tarefas é
uma ótima convivência entre pais e filhos
Foto: Dreamstime

Arrumar a casa não precisa ser tarefa de uma pessoa só. As crianças podem, sim, ajudar. Inclusive os meninos! Tudo depende da idade e do jeito como você ensina. Além disso, será uma ótima oportunidade de convivência com os filhos: “As crianças cobram muito a presença dos pais. Solicitar o auxílio delas nas tarefas domésticas pode ser uma forma de todos interagirem, além de terminar o serviço mais rápido e sobrar mais tempo livre para ficarem juntos”, indica a psicóloga educacional Salete Balbino, de São Paulo. Para conseguir cumprir o desafio, siga os conselhos da especialista, lembrando-se que, para evitar qualquer tipo de acidente, você deve sempre supervisionar o trabalho dos pequenos e não os sobrecarregar.

1. Comece cedo: Ensine a garotada a ajudar desde pequenos. Fazendo isso, você os incentivará também a cooperar com outras pessoas.

2. Seja democrática: Liste as tarefas e peça a eles para escolher algumas. Vale tirar pó, passar aspirador, limpar os vidros... Tudo vai depender da idade. Porém, não se esqueça de priorizar o tempo para brincar e estudar!

3. Estimule sempre: Faça uma gincana. Quem conseguir cumprir tudo ganha um prêmio no fim da semana. Isso deixará o serviço bem mais divertido.

4. Adeus, machismo: Foi-se o tempo em que os meninos não colaboravam nos afazeres domésticos por acreditarem ser “coisa de mulher”. Cobre dos garotos tanto quanto das meninas!

5. Elogie sempre: Independentemente da tarefa ter sido bem executada, parabenize os pequenos pelo trabalho. “O elogio faz a criança se sentir importante e serve de estímulo”, explica Salete.

0 comentários:

Postar um comentário