sexta-feira, janeiro 21, 2011

Iogurte caseiro

Iogurte caseiro

A receita que faço é simples e não é necessário utilizar iogurteira de nenhum tipo ou fermento, basta usar uma vasilha, preferencialmente escura e o próprio iogurte, então vamos lá.

Aqueço 1 litro de leite, preferencialmente integral, as vezes uso o desnatado também, o que muda é a concistência final. As vezes eu uso o termômetro culinário, que veio junto com a iogurteira TopTherm, que já foi para doação, pois raramente era usada, voltando ao termômetro é só aguardar chegar em 45º.
Não tem termômetro? Não tem problema, quando o leite começar a ferver, desligue o fogo e aguarde esfriar, o próximo passo será quando você conseguir permanecer o dedo,  limpo é claro, por 10 segundos dentro do leite, com o tempo fica mais fácil de acertar a temperatura apenas pingando umas gotinhas do leite aquecido nas costas da mão, é quase a mesma temperatura que um bebe suportaria tomar, depois adiciono um copo de iogurte natural, misturo bem, cubro com uma pano escuro e deixo descansar por mais ou menos 8 horas em um lugar que não ocorra oscilação de temperatura. Algumas pessoas dizem que apenas uma colher iogurte é o suficente, mas eu testei e a não deu certo.
Eu costumo fazer em uma vasilha escura, cubro com papel alumínio e depois enrolo a vasilha em uma toalha também escura e deixo no forno desligado ou então dentro de uma armário que não poderá ser aberto dentro das 8 horas.
Depois de 8 horas ele está prontinho, sugiro que, antes de consumir, deixá-lo um pouco na geladeira, após poderá ser batido com frutas, gelatinas, sucos em pó, usá-lo como base para molhos de salada e bolos.
Guardo uma medida do iogurte caseiro e uso novamente por mais umas 2 ou 3 vezes ou ainda até a concistência diminuir.
Agora é só colocarem em prática, usar a imaginação e saborear...

0 comentários:

Postar um comentário