sábado, abril 07, 2012

Como ensinar a criança a ser organizada em casa


 Ensine o seu filho a se organizar, participar da rotina doméstica e, assim, formar hábitos saudáveis
Publicado em 05/04/2012
Reportagem: Marina Teixeira de Mello - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site CLAUDIA


Ensinar a criança a se organizar, a participar da rotina doméstica, a ter horários e a formar hábitos é uma maneira de ajudá-la a desenvolver o raciocínio lógico
Foto: Getty Images
Toalha molhada sobre a cama, meias sujas no banheiro, restos de comida pelo quarto. Antes de começar a gritar, lembre-se de que é possível ensinar a criança a ser saudavelmente organizada. A psicóloga Vera Regina Miranda Gomes da Silva e a pedagoga Rosa Maria Zagonel, ambas de Curitiba, desenvolveram uma espécie de guia de orientação para pais. Não deixe de conferir!
Equilíbrio, a palavra-chave
É preciso saber quanto exigir e quanto permitir. A organização e a disciplina são necessárias para a pessoa se situar no tempo e no espaço, ter uma vida saudável e seguir as convenções e as normas sociais. O excesso de ordem, no entanto, pode se transformar em busca obsessiva da perfeição, desencadear neuroses e criar dificuldade para vencer desafios. É importante que a pessoa se permita bagunçar, se sujar, experimentar a liberdade, o desejo, o prazer, a fantasia. “A dosagem adequada tornará a criança ou o adolescente um adulto equilibrado”, dizem Vera e Rosa.
Programa de ação
Os pais devem orientar a criança a planejar seu dia (e sua vida) formulando perguntas do tipo: o que vou usar no banho? Que livros serão utilizados na pesquisa? O que se deve levar na mala para uma viagem de fim de semana? Quem pretendo convidar para a minha festa de aniversário?
Na hora certa
Convém estabelecer uma rotina diária e fazer com que a criança respeite o horário de dormir, de acordar e de comer, o tempo de ficar no banho, falar ao telefone, ver TV e usar o computador. Insista com seu filho que o trabalho e a tarefa vêm antes do lazer e que é preciso fazer uma coisa de cada vez.
Mostre como arrumar
A partir dos 2 anos, a criança pode ajudar em algumas tarefas. Aos 7 ou 8 anos, será capaz de fazer tudo sozinha - e deve ser incentivada a isso, ainda que, no início, a colcha da cama não fique tão esticadinha.

Itens principais:

Roupas: ensine-a a dobrar e a guardar as que estão limpas, a deixar as sujas no lugar apropriado, a separar as que não servem mais, para ser doadas, a enrolar as meias.
Armários: marque um dia do mês para a arrumação geral, mostrando-lhe como usar gavetas, cabides, sapateira.
Brinquedos e jogos: peça-lhe para guardá-los depois do uso, consertar (ou mandar consertar) o que está estragado e dar o que não usa mais.
Cama: no começo, os pequenos podem ajudar a esticar os lençóis; com o tempo, deverão fazer isso sozinhos, logo depois de acordar.
Não exagere!
Cuidado para não virar tirana. A busca extremada da perfeição gera na criança a sensação de que nunca conseguirá agradar ao adulto. Ela pode até se transformar numa pessoa organizada, mas se sentirá insegura quanto ao próprio valor.

0 comentários:

Postar um comentário