domingo, maio 20, 2012

Programa Coleta Seletiva – menos lixo, mais oportunidades

fonte: consultoria natura
Queremos poupar o planeta. Queremos reduzir, reutilizar, reciclar. Queremos contribuir para o desenvolvimento das comunidades. E dá para fazer tudo isso com a coleta seletiva!

Temos como exemplo hoje, em Itapecerica da Serra, um projeto que já vem acontecendo há alguns anos. Começou  através da parceria com o Instituto de Pesquisas e Projetos Sócio Ambiental (IPESA)  na capacitação e fortalecimento da cooperativa CRIS, e no apoio técnico a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente  para o Diagnóstico Socioambiental do municipio, o resultado foi umPrograma de Coleta Seletiva regionalizado  para todo municipio.
Nossa satisfação é que essa iniciativa não só tem dado certo, promovendo a participação da comunidade através da separação dos materiais e dos mutirões de mobilização e conscientização, como também tem rendido excelentes resultados:










Vocês podem imaginar quanto aprendizado este projeto trouxe ao longo desses anos sobre como fazer esse trabalho tão importante? A idéia é que todo esse aprendizado acumulado até aqui, possa apoiar outros municipios e cooperativas a se estruturarem. Isto será possível através da sistematização da Metodologia de Formação de Cooperativas de Catadores que vem sendo elaborado pelo IPESA, com o apoio da Natura e esta com a  publicação prevista para 2013.
Vamos torcer para poder transformar ainda mais lixo de muitas outras regiões em OPORTUNIDADE.

0 comentários:

Postar um comentário